sábado, 30 de janeiro de 2010

Reflexão quanto ao uso dos programas DASHER e DOSVOX

Atividade desenvolvida no curso Tecnologia de Informação e Comunicação

A tecnologia na educação representa para o portador de deficiência não só o direito de acessar a rede de informações, mas também o direito de eliminação de barreiras arquitetônicas, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formato.
A sociedade que pretende avançar deverá estabelecer condições necessárias para o desenvolvimento pleno dos indivíduos portadores de necessidades especiais.
Com as possibilidades advindas dos recursos tecnológicos, um novo perfil poderá ser delineado, considerando que a alfabetização e as ferramentas permitirão aos PNS a garantia dos seus direitos como cidadãos de apropriar-se do conhecimento, possibilitando o desempenho de uma série de tarefas, antes consideradas complicadas aos mesmos. O DOSVOX, programa que dá possibilidade á um cego escrever e ler o que os outros escreveram, a partir das ferramentas interativas, antes impossibilitadas.
Através do Dosvox, a tecnologia de computação tornou possível o rompimento de muitas barreiras, uma vez que: com o uso de "scanners", o cego pode ler a escrita convencional (datilografada) diretamente; adquirir textos
transmitidos pela internet com a mesma rapidez, traduzidos em qualquer língua
e em tempo real, deixando de isolar as pessoas cegas num gueto cultural: pois um cego só escrevia para outro .
A escrita está acessível a qualquer cego, mesmo que ele desconheça o sistema Braille. Para isso, basta que o cego conheça os princípios básicos datilógrafos. Um fantástico exemplo de aplicação para deficientes motores é o Dasher, ele permite escrever, mas não é exatamente um teclado virtual. Utiliza uma idéia inovadora para inserir texto através do teclado. É especialmente útil para escrever em palmtops, pois permite escrever muito mais rápido do que na forma tradicional clicando sobre cada letra numa figura de teclado.
Para as pessoas, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.

Digitando sem Teclado: possibilidades do Dasher

Digitar sem teclado foi uma experiência ímpar. Achei interessante e criativo, porém difícil e desafiador, pois quando nos deparamos com o novo, sentimos sensação de medo e incapacidade. Mas logo percebi que tudo é questão de prática, pois com certeza, quem nunca digitou com o teclado e aprendeu essa técnica não sentiu tanta dificuldade.
São impressionantes as oportunidades e possibilidades que os PNEEs podem ter para desenvolver suas potencialidades. A tecnologia vem avançando a cada dia, proporcionando qualidade de vida para aqueles que muitos consideravam inválidos e incapazes.

2 comentários:

  1. Digitando sem Teclado: possibilidades do Dasher

    Digitar sem teclado foi uma experiência ímpar. Achei interessante e criativo, porém difícil e desafiador, pois quando nos deparamos com o novo, sentimos sensação de medo e incapacidade. Mas logo percebi que tudo é questão de prática, pois com certeza, quem nunca digitou com o teclado e aprendeu essa técnica não sentiu tanta dificuldade.
    São impressionantes as oportunidades e possibilidades que os PNEEs podem ter para desenvolver suas potencialidades. A tecnologia vem avançando a cada dia, proporcionando qualidade de vida para aqueles que muitos consideravam inválidos e incapazes.

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  2. Olá Maria das Graças,

    gostei muito do seu parecer sobre o Dasher...
    Era exatamente isso que a atividade se propunha: nó sentirmos um pouco do que uma pessoa sente quando usa outros aparatos para poder se comunicar...
    [],
    Marco

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